PCP solidário com<br>o povo do Brasil

O Partido Comunista Português emitiu, na quinta-feira, 17, uma nota em que reage aos recentes acontecimentos no Brasil, a qual publicamos na íntegra:

«Os recentes desenvolvimentos no Brasil não podem ser desligados do aprofundamento da crise do capitalismo que marca a situação internacional e que tem actualmente profundas consequências nos chamados países emergentes.

«Tentando tirar partido de reais problemas e de profundas contradições na sociedade brasileira, os seus sectores mais retrógrados e anti-democráticos promovem uma intensa operação de desestabilização e de cariz golpista procurando alcançar o que não conseguiram nas últimas eleições presidenciais – a acção montada contra Lula da Silva insere-se neste processo mais geral de desestabilização.

«O que sobressai nos recentes acontecimentos no Brasil não é a tentativa de combater a corrupção e um sistema político e eleitoral que a favorece, mas antes uma acção protagonizada pelos sectores mais retrógrados – eles próprios mergulhados em décadas de corrupção –, visando, por via da instrumentalização do poder judicial e da acção de órgãos de comunicação social, a criação das condições para a reversão dos avanços nas condições de vida do povo brasileiro alcançados nos últimos 13 anos.

«Uma acção de desestabilização indissociável do conjunto de manobras de ingerência promovidas pelos Estados Unidos visando os processos progressistas e de afirmação soberana na América Latina.

«O PCP é solidário com as forças progressistas brasileiras, com os trabalhadores e o povo brasileiro e a sua luta em defesa dos seus direitos, da democracia, da justiça e progresso social».

 



Mais artigos de: Internacional

Bloqueio e Guantánamo<br>ensombram visita

Barack Obama concluiu, anteontem, a primeira deslocação de um presidente norte-americano a Cuba em 88 anos. Da visita histórica sobressaem o país e o seu povo como exemplos de dignidade.

Brasileiros garantem:<br>«não vai ter golpe!»

As manifestações convocadas pela Frente Brasil Popular (FBP) reuniram, sexta-feira, 18, cerca de um milhão e 350 mil pessoas em todos os estados do Brasil em defesa da democracia, calcularam os promotores.

Firmeza contra Santos

Mais de dois milhões de colombianos mobilizaram-se, dia 17, em todo o país contra a política neoliberal de Juan Manuel Santos. Os organizadores da greve apresentaram ao governo um caderno reivindicativo.

«Condor» sobrevoa<br>América Latina

Milhares de pessoas acompanharam, dia 5 de Março, o funeral da coordenadora do Conselho Cívico de Organizações Populares e Indígenas das Honduras (COPINH), Berta Cáceres, assassinada na quinta-feira, 3 de Março, em sua casa. O cortejo fúnebre transformou-se numa...

O homem na jaula

No Verão de 1906, o número de visitantes do Jardim Zoológico do Bronx triplicou. Segundo os registos oficiais do Zoo nova-iorquino, durante o mês de Setembro, eram mais de 40 mil os curiosos que, diariamente, pagavam bilhete para ver a jaula com os próprios...